Macaé vai receber projeto estratégico nacional de navegação aérea
17/04/2024 22:45 em Economia, Negócios e Desenvolvimento

Mais uma vez Macaé desponta no cenário nacional por ser o município a receber o Programa Sirius do DECEA – PFF 008, coordenado pelo CINDACTA II e parceria entre o Ministério da Defesa, NAV Brasil e Petrobras. O projeto contempla a melhoria dos serviços de navegação aérea das bacias petrolíferas (áreas oceânicas) como as Bacias de Santos e Espírito Santo.

 

Hoje, a empresa pública NAV Brasil (antiga Infraero) atua no Controle de Aproximação da Bacia de Campos e da pista do Aeroporto de Macaé, além de grandes aeroportos, como Guarulhos e Campinas.

 

Para discutir as questões de logística para implementação do projeto que contempla a modernização de uma torre de controle do Aeroporto de Macaé, que fica próxima à região do bairro Piracema, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu o Diretor de Serviços da NAV, Marcelo Moraes, e o Coordenador de Obras da Zurich, Diego Gonçalves, nesta quarta-feira (17).

 

“Esse é um projeto importante da NAV e a prefeitura terá todo cuidado e boa vontade para que sejam feitas essas melhorias. O projeto para urbanização da Piracema já está em andamento e a ordem de serviço sai esse ano. Já está bem adiantado e vai contemplar a infraestrutura de todo bairro, com redes de água, esgoto e drenagem, além de calçamento, meio-fio e calçadas”, explicou Welberth Rezende.

 

Macaé entrará na fase 2 do programa, onde será implantado o novo sistema de Comunicações e de Vigilância ADS-B para esta área do pré-sal brasileiro. Estas instalações com tecnologias modernas propiciarão a prestação do serviço de controle de tráfego aéreo (ATC), o qual será executado pelo Controle de Aproximação de Macaé (APP-ME), integrando as Bacias Petrolíferas Oceânicas.

 

“Esse é um projeto estratégico do Brasil, que vai trazer recursos econômicos para o município. O objetivo da reunião foi apresentar ao prefeito o que é a NAV, o empreendimento e contextualizar o projeto”, explicou o Diretor de Serviços da NAV.

A reunião contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, o secretário Adjunto de Obras, Felipe Bastos, o secretário de Ordem Pública, Marcelo Alves de Menezes, o coordenador de Trânsito, Fabiano Lima, o secretário em exercício de Mobilidade Urbana, Cláudio de Araújo, entre outros. 

 

 

 

COMENTÁRIOS