Iniciativa estadual aposta na educação como base para inspirar e transformar realidades
Por Secom Carapebus
A nova temporada do Festival Literário Energia para Ler foi lançada nesta segunda-feira, no auditório da Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, com uma cerimônia que reuniu secretários municipais, educadores, artistas e representantes das dez cidades contempladas neste ano. A programação gratuita do projeto vai circular por municípios do interior fluminense levando literatura, arte e oportunidades para alunos e professores.
Em sua quinta edição, o Festival reafirma seu compromisso com a educação transformadora e o acesso à cultura de qualidade. O evento de abertura contou com apresentações da escritora e musicista Bia Bedran, além dos autores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo. Entre os destaques da cerimônia, estiveram a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, o deputado federal Áureo Ribeiro e o presidente da Enel, Francesco Moliterni.
Neste ano, o tema do Festival é "Vida é fazer todo sonho brilhar". A proposta é valorizar artistas locais e integrar alunos da rede pública em uma programação diversificada, com teatro, música, dança, artes visuais, oficinas e uma biblioteca interativa com mais de 5 mil livros. Estão previstas ainda premiações no Concurso das Artes Luzes da Cidade, com bicicletas, tablets e celulares como prêmios nas categorias de desenho, poesia e audiovisual.

Mais de 30 mil kits literários serão distribuídos gratuitamente a alunos e professores. O festival é realizado pela Motivos Produções, com patrocínio da Enel e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Dudu Pontes, secretário municipal de Educação de Carapebus, uma das cidades participantes, elogiou o trabalho desenvolvido: "É gratificante ver como o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tem conduzido essa pasta com tanta dedicação, agregando valor e promovendo verdadeiros ensinamentos. Educação e arte são pilares fundamentais para a transformação, e projetos como esse reforçam que estamos no caminho certo".
A secretária Danielle Barros reforçou a importância de iniciativas como essa. "O Energia para Ler não apenas incentiva a leitura, ele cria experiências. Ele desperta sonhos, movimenta as cidades e oportuniza nossas crianças. Ver praças cheias e jovens com brilho nos olhos é a confirmação de que investir em cultura vale a pena", disse.
O presidente da Enel, Francesco Moliterni, também ressaltou o impacto do projeto. "Seguiremos apoiando ações que mudam realidades. O Energia para Ler é exemplo de como a cultura pode iluminar trajetórias e transformar vidas".
A temporada 2025 começa no dia 12 de agosto, em São José de Ubá, e segue até o dia 14. Depois, o Festival passa por Carmo, Petrópolis, Bom Jardim, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Duas Barras, Conceição de Macabu, Cachoeiras de Macacu e Carapebus.