Incentivo ao aleitamento materno segue reforçado com palestras em SJB
Por Administrador
Publicado em 11/08/2025 11:37 • Atualizado 11/08/2025 11:41
Geral
 
Por Secom SJB
 
A programação da Campanha Agosto Dourado, promovida pela Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Saúde, segue incentivando o aleitamento materno em diferentes partes do município. A próxima palestra, com o nome “Laços de Leite”, está marcada para a próxima terça-feira, 12, às 10h, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Barcelos.

Na ocasião, a pediatra Caroline Tucci, com participação dos estudantes de enfermagem do Instituto Federal Fluminense (IFF), vai reforçar para gestantes e puérperas a importância da amamentação como alimento natural e prioritário para os bebês.

Também está prevista no próximo dia 22, às 9h, na ESF Sede, mais orientações com a enfermeira Geisa Segundo, que é a coordenadora do Ambulatório de Amamentação, que funciona na Unidade Básica de Saúde Félix de Sá, também na sede do município. O quinto distrito também receberá uma palestra sobre o tema na ESF Mato Escuro, no dia 25, às 9h. A enfermeira Elaine Alvarenga será a palestrante.

Em todas as palestras são ressaltados os benefícios do aleitamento materno para além do fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê, destacando o que isso proporciona ao desenvolvimento cognitivo da criança e outras questões de saúde como a diminuição do risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes. A melhora na nutrição é outro destaque com reflexos no desenvolvimento adequado e ganho de peso.

Durante a abertura da programação, que aconteceu na última segunda-feira, 4, na UBS Félix de Sá, a enfermeira especialista em amamentação e coordenadora Geisa Segundo destacou que as palestras reforçam o trabalho já desenvolvido no Ambulatório de Amamentação, onde a saúde da mãe também é priorizada.

“O Agosto Dourado é porque leite materno é padrão ouro de alimentação. Este ano a campanha tem como tema ‘Priorize a amamentação e crie sistemas de apoio sustentáveis’. Nós contamos no município com o Ambulatório e com toda a equipe da Estratégia de Saúde da Família orientada e capacitada para dar apoio às nossas puérperas”, disse Geisa Segundo.

Ainda segundo ela, que é a responsável pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA), o Ambulatório de Amamentação funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. “Ofertamos um tratamento de apoio, orientação e também com a laserterapia, que é uma ferramenta que ajuda muito a aliviar a dor e acelera o processo de cicatrização da fissura mamilar, que é a causa principal de desmame. Nós estamos aqui para dar toda a condição necessária para que as mães continuem amamentando”, completou a enfermeira.

Comentários