Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é lembrada em SJB
Por Administrador
Publicado em 21/08/2025 19:11
Justiça, Cidadania e Inclusão

 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João da Barra está realizando diversas atividades em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A abertura da programação, que prossegue até o dia 27, ocorreu nesta quinta-feira, 21, no centro da cidade, com panfletagem e adesivaço. O objetivo foi divulgar a causa apaeana desenvolvida no município.

 

“A intenção foi levar a mensagem da inclusão para todos os lugares, de forma simples, mas significativa. Cada carro adesivado se torna um veículo de conscientização, lembrando à sociedade que a deficiência não define ninguém. O que transforma vidas são as oportunidades, o respeito e o reconhecimento das potencialidades de cada pessoa. Que esta semana seja marcada pelo compromisso de todos em transformar respeito em prática e inclusão em realidade”, declarou a coordenadora pedagógica da Apae, Kíssila de Mello.

 

Dando continuidade à programação, na sexta-feira, 22, às 14h, no Centro Cultural Narcisa Amália, haverá Oficina de Vida Diária (AVD) e encontro das famílias com as pedagogas e psicopedagoga. No domingo, 24, exibição nas redes sociais do vídeo produzido com as famílias, sobre o impacto das atividades da Apae em suas vidas. E na segunda-feira, 25, às 15h, na Praça São João Batista, piquenique das famílias com os assistentes sociais e de artes, com o tema “35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.

 

 

Já na terça-feira, 26, às 10h, no Centro Cultural Narcisa Amália, terá encontro das famílias com as fonoaudiólogas, sendo trabalhadas atividades lúdicas com música e dança. O encerramento da programação será na quarta-feira, 27, acontecendo às 10h, na Câmara Municipal, entrega de moção em homenagem à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla; às 13h, na Uenf, haverá participação no II Fórum de Atletas e Líderes e, às 14h, no Ginásio Municipal, encontro das famílias com as fisioterapeutas e educador físico.

 

“Esta semana é um convite para refletirmos sobre o papel de cada um de nós na construção de uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva. A Apae, junto com parceiros, familiares e comunidade, reforça a importância de garantir direitos, promover acessibilidade e valorizar as pessoas com deficiência em todos os espaços. Por isso, nossa programação acontece em vários locais de visibilidade de São João da Barra”, explicou Kíssila.

 

Apae SJB - Entre os serviços disponibilizados pela Apae no município sanjoanense estão: acompanhamento biopsicossocial nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social, pedagogia e psicopedagogia, oficinas de artes, dança, educação física, informática, musicalização e vida diária, além de equoterapia, atividade que conta com o cavalo para agente terapêutico e equipe interdisciplinar composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, equitador e lateral.

Comentários