Por Secom Macaé / Imagem Ana Chafin
O evento de empregabilidade "Conecta Futuro" foi realizado nesta quinta-feira (21), em Macaé, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro Botafogo. A iniciativa foi do Programa Autonomia e Renda Petrobras, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e apoio da Prefeitura de Macaé.
O objetivo foi conectar formação, mercado e trajetória profissional, fortalecendo a empregabilidade de quem está em busca de oportunidades reais. A programação constou de palestras, workshops práticos e pílulas do conhecimento. Os participantes puderam interagir com empresas, profissionais e especialistas, em um ambiente de networking estratégico, ampliando suas conexões e perspectivas de carreira.
"Em Macaé a administração pública municipal está criando uma trajetória para que todos tenham oportunidade. Esse evento possibilita adquirir ainda mais conhecimento, com mentoria e acompanhamento, para que cheguem ao melhor resultado", disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, acompanhado da chefe de gabinete da Secretaria, Mariana Previtalli, e do coordenador de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria, Alessandro Barros.

"Acompanhamos as iniciativas da Firjan para qualificação dos jovens, através da parceria também com a Petrobras. Todos estão de parabéns por essa iniciativa. Nós entendemos que é muito importante termos jovens qualificados, capacitados, para a gente conseguir oferecer, usar o mercado de trabalho e preencher essas vagas. São muitas oportunidades", afirmou o Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Rafael Carvalho, também presente ao evento.
"Esse evento significa a capacidade de conquistar, manter e evoluir em uma trajetória profissional de forma sustentável. É sobre desenvolvimento, competência técnica, mas também habilidades sócio-econômicas e profissionais. Atitudes e conhecimentos que nos conectam com as transformações do mundo do trabalho", destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
"Ficamos no Rio de Janeiro, mas essas oportunidades que a gente tem de estar aqui, onde os cursos acontecem e com os nossos alunos, são o ponto alto do nosso trabalho. É uma honra poder falar de Autonomia e Renda. Ele é o maior projeto social da Petrobras: são quase 20 mil pessoas qualificadas nos sete estados brasileiros em que se faz presente", salientou a gerente do Programa Autonomia e Renda da Petrobras, Adriana Martins.