MENU
SJB: Formação em Alfabetização reunirá educadores nesta sexta-feira
Por Administrador
Publicado em 22/10/2025 10:06 • Atualizado 22/10/2025 10:17
Educação

Por Secom SJB

Os profissionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de São João da Barra participam, nesta sexta-feira,24, da Formação Continuada em Alfabetização, que será realizada no Ciep Municipalizado Profª Gladys Teixeira, das 8h30 às 17h. Esta é a última ação da etapa presencial das trilhas formativas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com 32 horas conduzidas pela equipe técnica da Secretaria de Educação, formada por multiplicadores capacitados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A formação reúne educadores, gestores e técnicos-pedagógicos e tem como foco o aprimoramento das práticas pedagógicas para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. A proposta inclui momentos de estudo, troca de experiências, dinâmicas e atividades lúdicas, tornando o processo formativo mais leve e significativo.

 De acordo com a articuladora local e coordenadora do Ciclo Alfabetizador, Luciana Paula, a iniciativa é uma oportunidade para consolidar o compromisso coletivo com a aprendizagem. “Cada etapa da formação é um espaço de construção e de fortalecimento das práticas docentes. Quando o professor reflete sobre sua prática e compartilha experiências, ele amplia seu olhar e renova sua atuação em sala de aula”, afirmou Luciana.

O secretário de Educação, Daniel Damasceno, destacou a importância da formação continuada como política pública e como valorização dos profissionais da educação.

 “Investir em formação é investir na qualidade do ensino. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada vem reforçar o papel do professor como agente transformador, e é gratificante ver a dedicação da nossa rede em promover uma alfabetização cada vez mais efetiva”, ressaltou.

 A Formação Continuada é organizada em cinco trilhas de aprendizagem, voltadas a diferentes públicos da rede municipal: professores do 1º e 2º ano; professores do 3º ao 5º ano; diretores; coordenadores pedagógicos e técnico- pedagógico.

 Além da etapa presencial, os participantes também realizaram atividades na plataforma Criança Alfabetizada, oferecida pelo Ministério da Educação. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo Federal, em cooperação com estados e municípios, que visa garantir a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade, ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. O programa também contempla ações de recomposição da aprendizagem para alunos do 3º ao 5º ano, especialmente aqueles com defasagens decorrentes do período da pandemia.

 

Comentários