Prefeito José William anuncia concurso público para 2026 e coloca o aposentado como prioridade
Por Redação Via 5 / Na imagem, José William e o deputado Rodrigo Bacellar que tem sido parceiro dos municípios (Divulgação)
O ano de 2026 começará duro para os fidelenses contratados pela prefeitura. Na semana que antecede a votação do orçamento do próximo ano, o prefeito José William, quem mantém uma comunicação muito direta com a população, dando assim tom de transparência à administração, usou das redes sociais na última sexta-feira (29) para comunicar que cortes serão feitos na folha de pagamentos e também aproveitou para justificar a medida, a qual lamenta.
O prefeito foi enfático ao afirmar a necessidade de corte de pessoal contratado, garantindo que tal medida não irá influenciar na qualidade dos serviços prestados à população. Explicou que os cortes são necessários para o equilíbrio das contas do município, visando cumprimento de acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e com o Ministério Público (MPRJ).
Se por um lado haverá essa medida de contenção de despesas, da qual não se sabe o tamanho, por outro José William afirmou que o município terá concurso público no ano que vem, e o evento, após o chamamento dos aprovados, reforçará o Fundo de Previdência dos Servidores (Fundão). Para ele, o pagamento dos aposentados é uma prioridade e não pode haver dúvida de quem tanto colaborou com o município em relação aos seus salários.

O prefeito explicou as dificuldades que está enfrentando com o caixa e ressaltou o cumprimento de compromissos, pagando dívidas de administrações anteriores:
- Nesses dezenove meses de mandato já pagamos quase 27 milhões de reais, o que significa três folhas de pagamento. As medidas são duras, mas necessárias para o equilíbrio das contas e assistência ao Fundo de Pensão, para o qual já fizemos aportes. Dívidas de governos anteriores pagamos R$7.688.000, com o Fundo; Já ao INSS, acima de R$6.000,000; e, aportes ao Fundo de Pensão, algo em torno de 12.936.000. Isso significa três folhas de pagamento.
Reconhecendo o impacto das medidas, o prefeito José William destacou que é com o coração partido, mas medidas necessárias para o equilíbrio das contas e por o município no trilho da qualidade dos serviços. Atender à população e ao servidor, inclusive estabelecendo um calendário de pagamentos.
Por fim, anunciou que ainda no primeiro semestre será publicado o edital para realização de concurso público e entendimentos já foram feitos para isso. Pedindo a compreensão de todos, “um voto de confiança”, o prefeito reafirmou que a melhoria da qualidade dos serviços depende desses ajustes.