A previsão do Centro de Monitoramento de Desastres (Cemod) é de chuva até o próximo sábado (24), mas sem grandes acumulados
Por Angélica Paes / Imagem Divulgação (Defesa Civil)
O Centro de Monitoramento de Desastres (Cemod), da Secretaria Municipal de Defesa Civil, está, desde a madrugada desta terça-feira (20), monitorando o índice pluviométrico no município. O maior volume de chuva foi registrado na localidade de Serrinha, com acumulado de 117,4 mm. Em Lagoa de Cima, foi de 33,8 mm e, na área central, os índices pluviométricos apontaram maior acumulado no Parque Cidade Luz, onde choveu 35,6 mm.
De acordo com a Defesa Civil, não houve nenhum chamado de emergência. A previsão é de mais chuva para os próximos dias e as equipes estão de prontidão para quaisquer eventualidades.
“Prevemos mais alguns dias de chuva, possivelmente até o próximo sábado (24), embora não com volumes tão expressivos quanto 100 milímetros diários. Estamos monitorando, mas, no momento, não há motivos para alarme, uma vez que o nível do rio Paraíba está baixo”, disse o secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto.
Pascoutto lembra que a Defesa Civil está à disposição da população, através do número 199 e do telefone 98175-2512, para atender às necessidades da população.
“Em áreas de alagamento, a colaboração da população é fundamental. Estamos monitorando e identificando as causas, em caso de acúmulo de água, e encaminhando os resultados às secretarias responsáveis. É fundamental que a população colabore, evitando o descarte inadequado de resíduos, que obstruem as galerias pluviais. As chuvas, mesmo em curtos períodos, podem ser intensas, causando o acúmulo de detritos nos bueiros e bocas de lobo”, concluiu o secretário.