Theotônio foi técnico do Friburguense e pai do comentarista apaixonado por futebol Robertro Espindola
Por Mário Luiz e Arnaldo Garcia
O esporte do interior do Estado do Rio de Janeiro, e em especial o de Nova Friburgo, está de luto pela perda de um dos seus grandes nomes: Teotônio Guerra Espindola. Um dos primeiros treinadores da do Friburguense Atlético Club, responsável por uma boa parte da história do clube serrano. Ele estava internado em um hospiital de Nova Friburgo e, prestes a receber alta, foi constatado um vírus hospitalar. E, para surpresa de todos, Teotônio de 82 anos, faleceu nesta quarta-feira. Na lembrança fica a de um desportista que nunca perdeu o gosto e a paixão pelo futebol, e sempre que podia fazia questão de ir ao estádio para acompanhar o Friburguense e também o Macaé Esporte, e, na ausência destes onde estivesse uma bola rolando, como em Macucio sua terra natal.
Em várias oportunidades acompanhou seu filho Roberto Espíndola, conceituado cronista esportivo, nos principais programas esportivos das rádios macaenses e também nos estádios. Nos últimos anos marcou presença como convidado, inúmeras vezes nos estúdios das Rádios FM 101 e na extinta Rádio Globo AM Macaé, onde com muita serenidade enriquecia as resenhas com deliciosas histórias protagonizadas por ele no futebol.
Residindo na Cidade de Nova Friburgo, o lendário treinador buscava se atualizar sobre as principais novidades do Macaé Esporte, e sua preparação para temporada 2023, visando o Campeonato Carioca Série A2.
Exercendo o cargo de coordenador operacional no Macaé Esporte, seu filho Roberto Espíndola, tinha o seu pai com referência, e sempre usava exemplos de vida do pai, para nortear suas ações pessoais e profissionais.
Assim que foi confirmado, no final da tarde dessa quarta-feira (17), o falecimento do Teotônio Espiíndola, a diretoria do Macaé Esporte imediatamente divulgou em suas redes sociais, uma nota de pesar:
"É com muito pesar que comunicamos o falecimento de Teotônio Guerra Espindola, pai do nosso coordenador operacional, Roberto Espindola.
Colega de Roberto no Macaé Esporte, o subdelegado licenciado da Assoiciação de Cronistas do Rio de Janeitro (Acerj), Tiago Ferreira também se manifestou através do Grupo "Acerjianos de Macaé": Meu amigo/irmão Roberto Espindola, muita força nesse momento de dor pelo passamento do seu querido pai para o plano espiritual. Que Deus possa confortar a família!
No mesmo grupo, o comentarista e ex árbitro Daniel Pomeroy também deixou a sua mensagem: "Prezado Roberto Espíndola, nossos profundos votos de sentimentos pela sua irreparável perda. Requiescat in Pace seu genitor.
O diretor da Rádio Via 5, Nélson Ferreira, também se manifestou: "Amigo Roberto, receba o meu solidário abraço. E Que os mensageiros de luz estejam ao lado dele nessa transição!"
"Teotonio Espindola era um cara querida e foi uma pessoa importante para o futebol regional, em Macuco, específicamente foi treinador do Macuco EC na decada de 60, um apaixonado pelo futebol e pelo clube. Meus sentimentos a todos familiares e amigos neste momento, em especial, ao amigo Roberto Espindola", solidarizou-se o vereador macuquense, Diogo Latini.
O corpo do grande desportista está sendo velado na sede da Câmara Municipal de Macuco, e será cremado amanhã, sexta-feira (19), em Nova Friburgo.
Atualizado em às 8:01h - 18/5