Morre o apresentador e comentarista Washington Rodrigues, o Apolinho
Geral
Publicado em 15/05/2024

Apolinho era ídolo de uma geração e abriu espaço opara muitos profissionais

Por Arnaldo Garcia / Foto Redes Sociais

Morreu nesta quarta-feira (15), aos 87 anos, o apresentadoir e comentarista Washington Rodrigues, o Apolinho. Com passagens marcantes pelas rádios Globo, Nacional e Tupi, onde nos últmos anos apresentava o "Show do Apolinho" e comentava as principais partidas de futebol, ao lado sempre do seu amigo José Carlos Araújo, com quem formou dobradinha na maior parte de sua carreira como comentarista. O Apolinho tinha um câncer muito agressivo e vinha fazendo um doloroso tratatamento.

A saída de cena do Apolinho marca o fim de uma geração épica no rádio. As brincadeiras, as gozações criativas e respeitosas, além do lançamento de personagens, teve um baque com a morte  do também colaboradoir da Rádio Tupi, Gilson Ricardo,  há poiuco mais de um ano, e praticamente desaparece juntamente com a voz descontraída deste grante torcedor do Flamengo.

Com a notícia da morte de Washington Rodrigues, rapidamente, surgiram várias manifestasções de pesar, que se estenderão por toda a quinta-feira. "Como é duro a gente ver o fim dos nossos ídolos", comentou o jornalista macaense Tiago Ferreira, que ama comunicação porque sempre acompanhou rádio e os ídolos Apolinho e Garotinho José Carlos Araujo, então na Rádio Globo.

Criativo

Oriundo da reportagem de quadra, pois começou a carreira cobrindo o antigo futebol de salão, o sempre alegre, descontraído e de bem com a vida Apolinho, criou expressões e personagens como o "Robertão", uma figura imaginária. Mas também lançou e apoiou figuras que marcaram no rádio, como o repórter da voz embargada Alberto Brandão, "o que não deixa você na mão", como ele anunciava o afilhado. Isso se deu na Rádio Nacional, onde também ele colocou no ar,, e fez sucesso o reporter taxista, Paulo César PC, "aquele da viatura branquinha, da cor do gelo"! 

O Apolinho, lá pela década de 1970, quando era repórter de campo da Rádio Gloibo, lançou em homenagem aos torcedores da geral do Maracanã, a expressão "geraldinos", e "Arquibaldos" para os frequentadores das arquibancadas.

Apresentador

O Washington apresentador começou a fazer sucesso no "Show da Madrugada" da Rádio Nacional. Depois, formou dupla como amigo Hilton Abi-Rian, na própria Rádio Nacional. 

O Apolinho colecionava histórias e mais histórias. Sem ele a alegria do rádio se esvai, mas a irreverência do "Velho Apolo"será sempre lembrada pelos milhares e milhares de ouvintes que o acompanhava.

Comentários