Realizado pelo Projeto Albatroz, evento contou com estandes de outros projetos socioambientais vinculados à Petrobras
Por Assessoria
Se toda festa junina costuma ser boa, melhor ainda foi o Arraiá do Albatroz, realizado no último sábado (28/06) pelo Projeto Albatroz, na sua sede em Cabo Frio. Convidado a promover atrações em um estande, o Navegando na Poesia adaptou brincadeiras tradicionais para cumprir o seu objetivo de fomentar a leitura e a escrita em todos os ambientes. O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, que também possibilita a realização do Navegando na Poesia em parceria com a Associação Raízes, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
A presença no Arraiá do Albatroz foi mais uma iniciativa do Navegando na Poesia para estreitar os laços com instituições literárias e projetos socioambientais. Das 14h às 18h de sábado, 10 representantes do projeto interagiram com o público promovendo três tipos de atrações: o versinho do amor, que consistia em escrever recados poéticos para pessoas queridas; a pescaria literária, em que os tradicionais prêmios foram substituídos por poesias; e a escrita de poemas coletivos num flipchart. Os dois volumes da coleção de livros “Vamos brincar de poesia?” ficaram expostos durante o evento, valorizando a produção literária de educandos das 43 escolas públicas contempladas com as oficinas do projeto, em 11 municípios. Houve ainda a distribuição de marca-páginas e lápis personalizados aos visitantes.

— Para nós, participar do Arraiá do Albatroz foi motivo de grande satisfação, pois se trata de um evento promovido por um projeto de grande relevância social. Também pudemos trocar informações e conhecer um pouco mais dos projetos Uçá, Aruanã e Coral Vivo, que foram igualmente convidados. Fazer esse network é essencial para que possamos ter uma rede de parcerias entre os projetos apoiados ou patrocinados pela Petrobras — disse a coordenadora do Navegando na Poesia, Swellen Mendonça.
Além de Swellen, também participaram do evento o comunicador do Navegando na Poesia, Matheus Berriel, e os educadores Caio Omar, Fernanda Alves, Júlia Magalhães, Lázaro Licasalio, Luiz Chrisóstomo, Mateus Cunha, Paula Braga e Yasmin Leporace.
Com entrada gratuita, o Arraiá do Albatroz também contou com oficinas, quadrilha e apresentações musicais do Trio Amarena e do coletivo de discotecagem Giravinil. Outro atrativo foi uma feira com produtos do coletivo Dandaras e da Cooperativa Quilombola da Região dos Lagos, promovendo a cultura popular e o empreendedorismo.