Alvinegro não vencia o time gaúcho no Alfredo Jaconi há 29 anos
Com Informações de O Dia / Imagem Vítor Silva (BFR)
Em noite iluminada do estreante Chris Ramos, o Botafogo quebrou um tabu de 29 anos contra o Juventude. O Alvinegro venceu o time gaúcho por 3 a 1, de virada, neste domingo (24), no Alfredo Jaconi, pela 21ª rodada do Brasileirão, e continua na cola do G-4 do campeonato. Alex Telles fez o outro gol, enquanto Batalla para os donos da casa.
Com a vitória, o Botafogo chegou aos 32 pontos e segue em 5º lugar. Já o Juventude, por sua vez, ocupa o 18º lugar, com 18, e perdeu a chance de sair da zona de rebaixamento. O Alvinegro volta a campo na próxima quarta-feira (27), às 21h30 (de Brasília), contra o Vasco, em São Januário, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Botafogo sai atrás no placar, mas reage e empata
O primeiro tempo foi equilibrado no Jaconi. Jogando em casa, o Juventude começou pressionando o Botafogo e levou perigo na bola parada. O Alvinegro, por sua vez, só reagiu após dez minutos, quando começou a equilibrar as ações. O time carioca teve a primeira grande chance do jogo quando Arthur Cabral ajeitou para Marlon Freitas, mas o volante não finalizou bem.
Apesar do Botafogo ter crescido no jogo, o Juventude continuava vivo. O time da casa deu um novo roteiro para a partida aos 29 minutos, quando Nenê cruzou na área e encontrou Batalla. O centroavante subiu mais alto do que todo mundo e não deu chances para o estreante Neto. Mas a vantagem não durou muito tempo. Arthur Cabral foi derrubado e o árbitro marcou pênalti após longo período de paralisação para avaliar o lance no VAR. Alex Telles converteu e empatou o duelo no Jaconi.

Chris Ramos entra no segundo tempo e decide na estreia
O jogo continuou equilibrado no segundo tempo, mas com menos oportunidades dos dois lados. O lance mais perigoso surgiu aos 25 minutos, quando o estreante Rafael Bilu arriscou de fora da área e carimbou o travessão. No lance seguinte, aos 26, o goleiro Neto fez boa defesa em chute de fora da área do meia Gabriel Veron.
Em uma noite de estreias, faltava um estreante fazer a diferença. O centroavante Chris Ramos entrou em campo pela primeira vez com a camisa alvinegra e, em pouco tempo, melhorou o sistema defensivo. A estrela do espanhol, que não atuava desde abril, brilhou aos 37 minutos. O camisa 9 recebeu de Arthur Cabral na entrada da área e acertou chute no canto. Depois, aos 46, fez mais um, em contra-ataque. Vitória de virada do Glorioso no Jaconi.
Mesmo após sofrer dois gols nos minutos finais da partida, o Juventude não jogou a toalha. O clube gaúcho quase descontou aos 39 minutos, com Talliari. Depois, aos 48, Neto defendeu finalização de Matheus Babi. Já aos 50, o árbitro marcou pênalti para o Juve após a bola desviar no braço de David Ricardo. Porém, o VAR revisou o lance e reconheceu um impedimento, anulando assim a penalidade.