Evento, realizado na noite desta segunda-feira (25), reuniu profissionais responsáveis por consolidar o legado do veículo
Na Imagem:Marcos Rezende, vice-presidente de O DIA, Bispo Abner Ferreira, colunista de O DIA, Nuno Vasconcellos, chairman do Grupo O DIA, e Thiago Feitosa, presidente do Grupo O DIA, recebem a homenagem do deputado Rosenverg Reis (MDB) Reportagem de Thalita Queiroz e Manuella Viegas, de O Dia
Em reconhecimento à sua relevância e à contribuição para a população fluminense, o jornal O DIA recebeu, na noite desta segunda-feira (25), o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. A sessão solene aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), no Centro.
O evento reuniu profissionais responsáveis por consolidar o legado do veículo por décadas. Entre eles, Thiago Feitosa, presidente do Grupo O DIA de Comunicação; Nuno Vasconcellos, chairman do Grupo O DIA; Marcos Rezende, vice-presidente de O DIA; Bruno Ferreira, diretor de Redação de O DIA; Sidney Rezende, colunista no veículo; Caio Sá, diretor comercial de O DIA; e Altair Moreira, diretor de Operação.
A honraria, concedida para pessoas, empresas ou instituições que prestaram serviços relevantes para o estado, foi entregue nas mãos do Nuno Vasconcellos. Ele também recebeu do deputado Rosenverg Reis (MDB) uma placa comemorativa que oficializa o Dia do Jornal O DIA, a ser comemorado anualmente em 5 de junho, data do aniversário de fundação do veículo.
Recém-completados 74 anos, O DIA tem se destacado por sua capacidade de adaptação às transformações do jornalismo, sem abrir mão da identidade como o "jornal do Rio" e da proximidade histórica com seus leitores.
Nuno Vasconcellos, chairman do Grupo O DIA de Comunicação, e sua mulher, Rafaela Vasconcellos (Divulgação).
Thiago Feitosa citou a importância do jornal para a cidade do Rio e falou sobre sua constante evolução para sempre entregar o melhor para o leitor. "É uma honra celebrar os 74 anos do jornal O DIA e receber essa homenagem na Alerj. Nossa história se confunde com a do Rio, sempre marcada pelo compromisso de informar com verdade e coragem. O jornalismo é feito de verdade. Nós não produzimos notícias pensando apenas em fazer jornalismo, fazemos pensando nas pessoas. Temos orgulho da nossa presença no interior do estado do Rio de Janeiro. Viemos do papel, mas não nos limitamos a ele. Hoje, somos um veículo multimídia, que leva a informação do Rio de Janeiro para o mundo todo, por meio da internet. Tenho muito orgulho de fazer parte da casa", afirmou.
Para Nuno Vasconcellos, o reconhecimento representa mais que uma honraria, mas também o reconhecimento de 74 anos de jornalismo corajoso, independente e comprometido com a verdade. "Hoje, como proprietário de O DIA, carrego sobre os ombros o peso, e a honra, de liderar um dos jornais mais importantes do Brasil. Essa responsabilidade não nos assusta, nos inspira. Estar à frente de um jornal no século XXI é uma missão civilizatória. Estamos ajudando a construir, todos os dias, a democracia brasileira", iniciou ele, que seguiu:
"Enquanto eu for responsável por este jornal, O DIA jamais será apenas uma empresa, será uma instituição a serviço da verdade. Houve um tempo em que chegávamos a vender 1 milhão de exemplares aos domingos. Hoje, chegamos à casa das pessoas pelas páginas da internet. Mudou o meio, não a missão. Seguiremos escrevendo a história. Sabemos transformar informação em impacto. O DIA não se vende, não se intimida. Será sempre comprometido com a verdade. Em nome do jornal, agradeço a Rosenverg Reis e ao Bispo Abner pela condecoração. Esse reconhecimento é de todos os jornalistas, leitores e de todos que acreditam que o jornalismo tem o poder de transformar o mundo. Quando olho para o futuro, vejo uma plataforma de transformação social, que dá voz aos esquecidos. Um jornal que inspira, transforma e constrói. Porque um jornal que não incomoda é um jornal que não serve para nada", finalizou, aplaudido de pé.