Por Secom Macaé / Imagem Moisés Bruno
A 14ª edição do Festival Macaé Gastronomia e Cultura termina neste domingo (7), com a expectativa de realização em dois finais de semana no próximo ano. O anúncio é do presidente do Polo Gastronômico de Macaé, Renato Nicoli. “No próximo ano, celebraremos 15 anos, o que representa um desafio para aprimorar ainda mais o evento. Ainda é uma expectativa, mas a ideia é realizar o festival em dois fins de semana, de quinta a domingo. Manter a parceria com a prefeitura é fundamental e a gastronomia desempenha um papel importante nesse contexto, impulsionando o turismo, que recebe grande apoio da administração municipal”, destacou Renato.
Durante cinco dias, o festival reuniu pratos doces e salgados, atrações como a Cozinha Show com chefs consagrados, feira do produtor, artesanato, apresentações de dança, música e outras opções de entretenimento. O cenário do festival trouxe já na entrada um pórtico que representou um dos prédios mais emblemáticos, o Hotel Palace do sofisticado Café Belas Artes.
“Participo sempre e o que mais gostei foi a parte histórica. Trouxe um valor significativo ao evento, ao apresentar a história da cidade por meio dos bares que marcaram época. Muitos deles funcionaram aqui na orla, e outros, no centro da cidade. Conhecia esses bares, e foi muito bom rever seus nomes, revivendo lembranças. Considero que a adição da histórica enriqueceu muito o evento”, disse a aposentada Therezinha Vasconcelos, 79 anos.
A Secretaria Municipal de Cultura participou com 30 escritores locais e membros da Academia Macaense de Letras no Espaço Literário. O local também recebeu doação de livros e geladeiras antigas transformadas em bibliotecas comunitárias grafitadas.
Neste domingo, a cozinha show contou com apresentação de Marcelo Marani (consultor de bares e restaurantes, São Paulo), com o tema ‘Do desafio ao resultado: estratégias para crescer em Macaé mesmo em cenários desafiadores’. O público prestigiou ainda Honório Oliveira (Churrascaria Palace, Rio) e Thiago Wigg (mestre cervejeiro, Macaé), com arroz caldoso de cupim com milho e crocante de alho poró e harmonização cervejeira. A última apresentação foi de Caio Soter (Pacato e Bar Pirex, Belo Horizonte-MG) - Canjiquinha do Quintal com bochecha de porco, picles de maxixe, castanha de pequi e PANCS.
Já na programação artística, o último dia foi marcado pela apresentação de Zé Rangel Quinteto - Pelos Caminhos do Choro, Costa Atlântica Sound System; DJs Moah, Chance da Silva e Jéssica; além de Daniel Juca e, das 19h às 22h, Seletores Universais. O palco da Secretaria Municipal de Cultura apresentou neste domingo Circo da Matita, Palhaçaria do Sana e das 18h às 18h30, Escola Jaime Arôxa Macaé, com demonstração de diversos estilos de danças a dois.