Por Assessoria
O Museu Ambulante volta à Atafona com fotos antigas da região, a ação, premiada pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, será apresentada no dia 11 de setembro às 16h tendo como ponto de encontro o Instituto ISOBRAS no bairro da CEHAB.
Com curadoria de Julia Naidin e Fernando Codeço da CasaDuna e performance de arte educação do Grupo Erosão o Museu Ambulante apresenta um acervo histórico de imagens da praia afetada pela erosão desde 1950, reunindo fotografias cedidas por moradores como Jair Vieira e Sônia Ferreira e fotógrafos profissionais como Felipe Fittipaldi, Rodrigo Sobrosa, Wellington Cordeiro, entre outros.
Atafona é considerada pela ONU como uma das regiões mais vulneráveis do mundo em função do aumento do nível do mar devido à emergência das mudanças climáticas
Eu vi o sol, eu vi a lua. Olha o museu no meio da rua!
Eu vi o mangue e a siriba. Olha o museu do rio Paraíba!
Eu vi a gaivota e vi a garça. Olho museu no meio da praça!
Eu o bagre, eu vi a arraia. Olha o museu na beira da praia!
O Museu Ambulante é uma proposta de museologia social criada para a comunidade de Atafona em torno da memória de seu território que vem sendo atingido pela erosão costeira.
Uma experiência que cruza práticas de teatro de rua do Grupo Erosão e o trabalho de arquivo desenvolvido pela CasaDuna.
Com uma bicicleta de 5 metros e 40 caixotes, o Museu vai em cortejo pelas ruas onde cria junto exposições temporárias em atividade aberta à comunidade, dedicada a ouvir histórias do povo em um trabalho de valorização da memória local e educação ambiental.
A CasaDuna - centro de arte, pesquisa e memória de Atafona é uma residência artística e produtora cultural que atua na região Norte Fluminense desde 2017 dedicada a atividades de arquivo, educação e arte ambiental. O Grupo Erosão é um coletivo artístico criado em 2017 como parte do trabalho da CasaDuna para ações de teatro, performance, audiovisual, mobilização comunitária e museologia social. Os coletivos são formados por artistas, educadores e pesquisadores, são eles Julia Naidin e Fernando Codeço que assinam a curadoria e a concepção do projeto. As atrizes educadoras Jailza Motta, Rachel Rosa, Mariana Moraes e Lucia Talabi. O artista e cenógrafo Rafael Sánchez foi o criador da bicicleta/museu. Para esta edição convidamos a atriz e educadora Anna Terra.
A apresentação do Museu Ambulante será no dia 11 de setembro, o ponto de encontro será no instituto ISOBRAS. Às 16h30 sairemos em cortejo em direção a praça da CEHAB. Além disso, serão realizadas apresentações para as escolas Colégio Estadual Dr. Newton Alves em Atafona e Colégio estadual Admardo Alves Torres em Grussaí.
Museu Ambulante 2025
Exposição itinerante
Instituto ISOBRAS - rua João Alberto Barbosa, nº 4, Atafona
dia 11 de setembro às 16h
saída em cortejo às 16h30 em direção a praça da CEHAB
Entrada gratuita
Classificação Livre