A Oficina de Acolhimento Pastoral para representantes de igrejas, oferecida pelo Sebrae, propõe valorizar o patrimônio religioso, histórico e cultural do município
Por Mariana Felix e Vadinho Ferreira, da Secom Campos
Buscando valorizar o patrimônio religioso, histórico e cultural de Campos, o Sebrae, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e a Convention Costa Doce, realizou na tarde desta terça-feira (9), a primeira capacitação para representantes das igrejas católicas que fazem parte da rota do projeto “Caminhos da Fé”. A Oficina de Acolhimento Pastoral será desenvolvida e aplicada para que os representantes e guias das igrejas possam acolher e realizar visitas guiadas para turistas e visitantes em datas comemorativas tradicionais das igrejas, como a caminhada de Santo Amaro.
O bispo Dom Fernando Arêas Rifan participou da capacitação e aprovou a iniciativa. “É importante a implementação do turismo religioso no nosso município e que seja bem acolhedor aos visitantes, favorecendo a evangelização com a divulgação da fé e instrução das pessoas. Precisamos conhecer o significado, a instrução histórica das igrejas e, na parte da evangelização, muita gente vai aprender, vai sair com mais fé, com mais fervor, através do turismo religioso”, afirmou.
O subsecretario Municipal de Turismo, Edvar Chagas Junior, falou sobre a capacitação.
“Nós temos um patrimônio religioso imenso na nossa cidade e esse curso de acolhida que o Sebrae propôs junto com a Secretaria de Turismo é para trazermos as paróquias para perto. Vamos acolher o turista e os visitantes que passam pelo “Caminho da fé”, que é o caminho até Santo Amaro. O Caminho da Fé tem que acontecer o ano inteiro, é um produto turístico muito importante, porque move a emoção, o coração e também a economia. Precisamos também movimentar os empresários, para que entendam a importância e a grande possibilidade de monetizar, de trazer esse potencial do turismo religioso, tornando verdadeiramente um grande produto turístico para a nossa cidade, trazendo desenvolvimento e crescimento para o município”, falou Edvar.
A analista do Sebrae, Adriana Cabral, falou da parceria e avaliou como positivo o potencial turístico do município. “O objetivo do Sebrae é capacitar os padres e pessoas que trabalham na igreja para receberem os turistas de uma forma mais hospitaleira e entendendo que nós podemos receber turistas o ano inteiro e não só no mês de janeiro, na caminhada de Santo Amaro”, explicou.