MENU
Fluminense cede empate ao Lanús, está fora da Sul-Americana e Renato deixa o clube
Por Administrador
Publicado em 24/09/2025 08:30
Esportes

Tricolor teve domínio durante praticamente toda a partida, mas não soube aproveitar as oportunidades criadas e foi castigado no segundo tempo; Renato pede demissão e Marcão é o interino

Com Informações de O Dia / Imagem Marcelo Gonçalves (FFC)

O Fluminense empatou por 1 a 1 com o Lanús (ARG) e foi eliminado nas quartas de final da Sul-Americana, nesta terça-feira (23). Apesar de dominar o confronto durante praticamente todo o tempo e sair na frente com Canobbio, em bonito gol de voleio, o Tricolor não soube aproveitar as oportunidades criadas e levou um banho de água fria na segunda etapa. Aquino foi o algoz dos cariocas no Maracanã.

 

Na ida, o time comandado por Renato Gaúcho havia sido derrotado por 1 a 0, na Argentina, e precisava vencer por dois gols ou mais de diferença para avançar de fase. Agora, o próximo compromisso será contra o Botafogo, domingo (28), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

O jogo 

Em busca do resultado, o Fluminense começou em ritmo intenso, marcou alto e dominou a etapa inicial. A primeira chegada foi com Canobbio, que chutou para defesa de Losada. Depois, Everaldo e Lucho Acosta cabecearam para fora.

Aos 19 minutos, quando o Lanús tentava se encontrar na partida e trocar passes para diminuir o ímpeto tricolor, Serna foi acionado na esquerda, driblou o defensor e cruzou. Lucho Acosta ajeitou de cabeça e Canobbio, em bonito voleio, abriu o placar. Na sequência, Samuel Xavier acertou o pé da trave. Empurrado pela torcida, o Flu seguiu em cima e pressionou a equipe argentina. Ao todo, foram dez finalizações no primeiro tempo. Do outro lado, Fábio não fez nem uma defesa sequer.

Confusão entre polícia e torcida do Lanús no Maracanã

Por uma confusão na torcida visitante, o segundo tempo atrasou em cerca de 20 minutos. Para dar ainda mais gás ao time, Renato Gaúcho promoveu duas mudanças no intervalo: Germán Cano e Otávio nas vagas de Everaldo e Hércules, respectivamente. 

E o roteiro foi o mesmo, com pressão do Fluminense. Canobbio cabeceou nas mãos de Losada. Logo em seguida, Martinelli aproveitou sobra de cruzamento e bateu firme da marca do pênalti, mas o goleiro fez milagre. Após cobrança de escanteio, Serna escorou para dentro da área e Freytes, praticamente dentro do gol, mandou para fora.

Aos 21 minutos, o Tricolor levou um banho de água fria. Em contra-ataque, Aquino tabelou com Marcelino Moreno e deixou tudo igual, na primeira oportunidade do Lanús no confronto. Então, Keno e John Kennedy substituíram Serna e Lucho Acosta. Riquelme também entrou no lugar de Canobbio.

Desesperado, o Flu se lançou ao ataque para tentar o gol e Marcich teve grande oportunidade em novo contra-ataque. Já dentro da área, o lateral-esquerdo chutou para defesa de Fábio. Cano ainda carimbou a trave no último minuto, mas nada feito: empate por 1 a 1 e eliminação amarga na Sul-Americana. Renato Gaúcho foi xingado e chamado de burro pela torcida ao fim do duelo.

Renato Gaúcho pede demissão do Fluminense para 'descansar a cabeça'

 

Renato Gaúcho pediu demissão do Fluminense. A decisão foi anunciada pelo próprio técnico durante entrevista coletiva após o empate por 1 a 1 com o Lanús (ARG), que selou a eliminação tricolor nas quartas de final da Sul-Americana, no Maracanã. Antes, o treinador respondeu a todas as perguntas.

O comandante foi xingado após o apito final e chamado de "burro" pela torcida presente nas arquibancadas. Na coletiva, ele chegou a comentar as críticas: "Hoje em dia, nada mais me surpreende. Dentro e fora do campo, justamente por isso. Pelas redes sociais. Hoje, todos são treinadores, opinam e não entendem nada. Não são todos, mas muitos não entendem nada. E quem paga o pato são os treinadores e os jogadores. Acabou o futebol com as redes sociais. É uma guerra de críticas. Ninguém é bom".

"Quando ganha, tem alguns elogios. Quando perde, todos são ruins. O futebol já caminhou para um caminho que infelizmente todos nós estamos perdendo. O futebol está no finalzinho. Essa é uma opinião minha", complementou Renato Gaúcho.

 

Na última pergunta, o técnico revelou que havia pedido para sair no vestiário: "Eu nem deveria estar falando isso com vocês, quem vai se manifestar é o presidente. Eu acabei, antes de vir para cá, de pedir demissão. Então, a partir de agora, vai estar outro cara aqui, vocês vão fazer as mesmas perguntas para ele e eu quero ver as respostas que ele vai dar. Quero ver se ele vai colocar o time que o torcedor quer ou o time da cabeça dele".

"Sempre procurei fazer o melhor possível pelo clube, em todos os sentidos, em todas as competições. Infelizmente nós saímos hoje de uma competição, mas estamos muito bem no Campeonato Brasileiro e muito bem na Copa do Brasil. Se o Fluminense estivesse mal no Brasileiro, eu não estaria saindo. Como o Fluminense está bem, vou sair para descansar a cabeça e deixar alguns gênios da internet continuarem falando de futebol, já que entendem para caramba", disse.

Histórico 

Renato Gaúcho chegou ao Fluminense em abril deste ano. Desde então, o Tricolor disputou 40 jogos, com 21 vitórias, oito empates e 11 derrotas. Marcão assumirá o comando da equipe de forma interina.

Leia a nota oficial do Fluminense: 

"O Fluminense FC informa que Renato Gaúcho não está mais à frente do comando técnico da equipe. O treinador pediu desligamento após a partida desta terça-feira (24/09).

Também deixam o clube os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. O clube agradece aos profissionais por toda a dedicação empenhada ao longo do trabalho e deseja sucesso na sequência de suas carreiras.

O auxiliar-técnico permanente Marcão assume o time de forma interina.

Comentários