Inaugurado nesta quinta (16), a estrutura é um marco para o setor e possibilita análise e testagem de qualidade da produção
Por Ascom Firjan-RJ
O Sindicado da Indústria de Cerâmica para a Construção de Campos (SICCC) acaba de inaugurar um laboratório voltado para o controle de qualidade e padronização dos produtos cerâmicos utilizados na construção civil. Os equipamentos que serão utilizados na unidade foram entregues no início deste ano pela Firjan SENAI ao Sindicato dos Ceramistas para a padronização de produção e fortalecimento do setor.
A inauguração do Laboratório de Ensaios Cerâmicos Roozevelt Pinto Pessanha foi realizada na manhã desta quinta-feira, 16, e contou com a presença de empresários do setor, diretores do sindicato, do presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e da Representação Regional da Federação no Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira. A nova estrutura representa um marco para o setor, que passa a contar com um espaço próprio para análises técnicas e ensaios de materiais, em parceria com o SENAI.
Durante o evento, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, foi homenageado. “É motivo de imensa satisfação estar aqui. A Federação é grande incentivadora do polo cerâmico. Estive aqui em abril do ano passado e conversei com os companheiros do setor. E fui sensibilizado para o pleito do Sindicato e de seus associados de um maior apoio da Firjan para a melhoria dos produtos desta que, inegavelmente, é uma das indústrias mais tradicionais de nosso Estado. Estávamos cientes das exigências que o setor tinha, por exemplo, por conta de normas técnicas. Apoiávamos com a realização de ensaios em nosso laboratório na Firjan SENAI Três Rios. E a Firjan, como parceira histórica deste polo cerâmico, o maior do Estado do Rio, deu uma importante contribuição”, destacou Caetano ao comentar a cessão de equipamentos para o laboratório.

Os aparelhos da Firjan SENAI serão utilizados pelas empresas da região. De acordo com o presidente da Representação Regional Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, a inauguração do laboratório representa um passo decisivo para o fortalecimento da indústria local. “Este é um passo fundamental para elevar o padrão de produção e consolidar Campos como referência em excelência e inovação na construção civil. A entrega dos equipamentos pela Firjan SENAI, no início deste ano, representa mais do que um investimento em tecnologia, é um investimento no futuro da cerâmica de Campos”, avaliou.
Segundo o presidente do Sindicato dos Ceramistas, Mateus Henriques, o laboratório nasce com o objetivo de elevar o padrão de qualidade das indústrias cerâmicas locais e preparar o setor para futuras certificações. “Nosso laboratório tem dois objetivos principais: padronizar o produto cerâmico de Campos e preparar as empresas para conquistar certificações no futuro. Neste primeiro momento, não faremos as certificações diretamente aqui — elas continuarão sendo realizadas pelo SENAI de Três Rios. O foco inicial é preparar os produtos de forma mais ágil e objetiva para esse processo”, explica o presidente.
De início, o laboratório vai atuar em duas frentes principais: a análise do produto e a avaliação da matéria-prima. Entre os testes básicos que já serão realizados estão resistência dos blocos e telhas, absorção de água e verificação das dimensões, atendendo às normas da ABNT. Além disso, os ceramistas poderão encaminhar amostras de argila de novas jazidas para formulação de misturas ideais, que garantam conformidade e eficiência na produção.
Para o empresário Paulo Kássel, a iniciativa representa um grande avanço para o polo ceramista da região. “Ter um laboratório aqui é um ganho enorme. Nosso objetivo é introduzir, de forma gradual, essa cultura de ensaios e controle de qualidade, ajudando o setor a crescer de maneira sustentável e competitiva”, afirmou.
Com a instalação do laboratório, o setor reforça o compromisso com a inovação e a competitividade da indústria cerâmica regional, consolidando Campos como um dos polos mais promissores do setor no estado do Rio de Janeiro.