14ª edição do Festival Kolirius Internacional de Arte Urbana acontece neste domingo
Por Administrador
Publicado em 26/07/2025 12:26 • Atualizado 26/07/2025 12:27
Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv

Por Secom Macaé / Imagem Ana Chafin

A celebração de  aniversário de 212 anos de Macaé, que será comemorada nesta terça-feira (29),  será marcada pela 14ª edição do Festival Kolirius Internacional de Arte Urbana. A programação  está no muro do Colégio Estadual Luiz Reid, Centro da cidade, das 9h às 18h. Quem passar até este domingo (27) pela  Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro poderá apreciar  as o mais tradicional evento de Muralismo do país A intervenção conta com o talento, criatividade e habilidade de mais de vinte artistas locais e convidados de outros estados e países, ou que atuam internacionalmente.

A ação, com apoio da Prefeitura, é idealizada pelo artista macaense Marlon Muk,e tem como objetivo reforçar a  identidade cultural da cidade. Esta edição homenageia o professor e autor do hino da cidade, Antônio Alvarez Parada, em seu centenário. Todavia,  os temas das obras são livres e abrangentes e as produções serão criadas em diversas técnicas, além do grafite (spray). Artistas do Rio de Janeiro,  São Paulo, Tocantins, Goiânia e até da República Dominicana, Angola e México. Os participantes  estão elogiando o Festival e  a passagem pela cidade.

Muitos artistas visitaram a cidade pela primeira vez e aprovaram a  programação. Moradora de São Paulo, Monalisa Oliveira  Santos diz que está encantada com a programação.“Estou muito feliz de estar aqui.  Estou produzindo uma arte  com movimento e cores. Quero retornar a Macaé, pois gostei de estar com outros artistas e compartilhar experiências”, destacou .

Também entusiasmada, a macaense  Karol Castro  afirmou que estar no Festival é uma oportunidade única. “O Festival é uma vitrine para nós artistas  e um divisor de água para aqueles que se dedicam às artes profissionalmente . “Minha arte no muro" é em homenagem à  literatura e ao time feminino com destaque para a escritora Carolina Maria de Jesus. É realmente muito significativo ter este intercâmbio no festival”, comentou.

Para alguns participantes a volta ao Festival Kolirius Internacional de Arte Urbana é  uma oportunidade de encontros e reencontros. “Vim  com o meu grupo Santa Crew para Macaé. A última vez que estive aqui foi antes da pandemia e sempre consideramos este festival positivo para nossa trajetória”, contou  Duim.

Entusiasmado, o curador Marlon Muk agradeceu o apoio  da Prefeitura. “Se o Governo Municipal não desse atenção ao Festival ele não estaria acontecendo em sua 14ª edição. Agradeço à Secretaria Estadual de Cultura  e também ao prefeito Welberth Rezende,  que elogia a programação, visitou nosso ateliê e procurou conhecer nossas técnicas. A programação é a prova que  a arte no município cresce cada vez mais. Tenho certeza  que este muro  ficará maravilhoso, e fico feliz em ver  a iniciativa pública, privada e residências cada vez mais valorizando esta arte. Com certeza este promete  ser um dos maiores e mais belos festivais que nossa cidade já teve a honra de receber”, disse


O evento é patrocinado desde o seu lançamento pela EDF Power Solutions. O Colégio Estadual Luiz Reid se localiza na rua Teixeira de Gouveia, 942. Os artistas iniciaram, na manhã desta quinta-feira (24,) os preparativos do muro para o festival.

Participam do ‘14º Festival Kolirius Internacional de Arte Urbana’: Muk; Júnior Ferreira (Mais1); Felipe Moraes (Talu); Alex Dos Santos (Fawe); Beatriz Bignone (Bia); Karol Castro (Karol); Isabela Rodrigues (Bella) e Roni Linhares (Fen2). Já os convidados são: Diangani Fumu (Elohim), Angola; Eduardo Alejandro, México; Antônio Baez (Lomotete), República Dominicana; Ludmilla Weber (Lud), Tocantins; Monaliza Oliveira (Monaliza), Goiás; João Ernesto (Rizo); Francisco Dias (Fabiano Dias), Ceará; Hely Costa (Hely), de Belo Horizonte e Sérgio Lídio (Lídio), Belo Horizonte. De São Paulo virão: Sérgio Henrique (Snek), Marcos Vinícius (Tufão), Denys da Cunha (Evol), Jeferson Duarte (Bart), Guilherme Fernandes (Asthma), Laura Mendonça e Weslen de Almeida (Gelin).

 

Comentários