Campos sedia Encontro Regional do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo
Por Administrador
Publicado em 22/08/2025 09:16
Educação

Evento foi organizado pela Seduct e aconteceu na Universidade Estácio de Sá, tendo recebido educadores, gestores, estudantes, movimentos sociais, universidades e lideranças populares

Por Kamilla Uhl (Texto e Imagem), da Secom Campos 

A cidade de Campos sediou, nesta quarta-feira (20), o III Encontro Regional de Partilha do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e aconteceu na Universidade Estácio de Sá, tendo recebido educadores, gestores, estudantes, movimentos sociais, universidades e lideranças populares.

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, o objetivo foi promover a partilha de experiências e reflexões críticas sobre a Educação de Jovens e Adultos no Norte Fluminense, inspirada nas trajetórias de luta e resistência de Mercedes Baptista, Cícero Guedes e Paulo Freire, como símbolos vivos da educação, da cultura e da agroecologia popular.

O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em colaboração com estados, municípios e o Distrito Federal.

“O objetivo principal é superar o analfabetismo, ampliar a escolaridade e aumentar a oferta de vagas na EJA, incluindo estudantes privados de liberdade. O pacto envolve ações e programas como o Brasil Alfabetizado, PDDE EJA e a chamada pública para aumentar matrículas da EJA”, explicou Tânia.

O Encontro abordou o tema “Educar com o Corpo, a Terra e a Palavra: Memória e Esperança na EJA”, conectando os três símbolos de referência para os debates: Mercedes Baptista: corpo, dança, identidade negra e arte como linguagem política; Cícero Guedes: terra, luta camponesa, agroecologia e Reforma Agrária; e Paulo Freire: palavra, diálogo, educação libertadora e pedagogia do oprimido.

Segundo Dirleia Lugão, formadora do Brasil Alfabetizado e do Pacto Nacional – EJA/Campos, oito municípios da região estavam presentes: Campos, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Macaé, Rio das Ostras, Cardoso Moreira e São Fidelis.

Os palestrantes foram os formadores regionais, Pedro Ribeiro e Marcelo Vianna. Educadoras populares do Programa Brasil Alfabetizado - braço do Pacto Nacional - também estavam presentes e receberam um kit com material de apoio pedagógico fornecido pela Seduct, como afirmou Dirlea.

“Tivemos uma retomada do pacto com o foco na EJA nas fases iniciais, visando ao combate ao analfabetismo com perspectiva emancipatória inclusiva. Apresentamos para os educadores atividades vinculadas à prática cotidiana, organizando sempre essa rotina de presença. A partir de agora, eles terão encontros frequentes com os formadores locais”, afirmou Dirlea.

 

Comentários