MENU
Macaé celebra Dia Mundial do Turismo e Turismólogo com muitos motivos para comemorar
Por Administrador
Publicado em 28/09/2025 13:31 • Atualizado 28/09/2025 13:33
Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv

Por Secom Macaé / Imagem Bosque de Macaé

Macaé tem muitos motivos para celebrar o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, comemorado neste sábado, dia 27 de setembro. Além das belezas naturais que fomentam o setor na cidade, a consolidação de grandes eventos como a Expo Macaé, no aniversário da cidade, o Festival Gastronômico, realizado no início deste mês e, ainda, a rede hoteleira com cerca de 12 mil leitos, são potenciais para o município continuar como polo turístico de lazer e negócios.

O secretário de Turismo, Léo Anderson, destaca que o Réveillon, Carnaval e outras programações especiais que estão sendo planejados para a estação mais movimentada do ano, o verão, irá aquecer Macaé ainda mais. Ele revela também o crescimento constante do número de grupos de turismo visitando a cidade, vindos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre outros estados.

O suporte ao setor vem sendo dado pelo governo municipal, que atua como importante apoiador do segmento. Para isso, ações voltadas ao planejamento e à capacitação estão sendo implantadas. O Calendário de Eventos Turísticos do município, por exemplo, é uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. A gastronomia, a cultura e o esporte integram a programação para estimular o turismo em todas as épocas do ano.

Outras ações incluem a criação do Posto de Informações Turísticas, no Cavaleiros (PIT), inaugurado em julho do ano passado, e a oferta de cursos gratuitos voltados ao setor, oferecidos pela Secretaria de Qualificação Profissional. O governo municipal possui ainda espaços públicos com capacidade para a realização de grandes eventos como o Parque de Exposições Latiff Mussi.

 

De acordo com dados da Secretaria de Turismo, Macaé possui uma operadora de turismo, 22 agências de viagens, cinco transportadoras turísticas, além de 40 guias de turismo cadastrados no Cadastur

Os principais roteiros turísticos envolvem city tour; roteiros históricos e culturais; ecoturismo e turismo de aventura no Sana e na Região Serrana, incluindo o Rafting no Rio Macaé; visitação às Unidades de Conservação - Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Parque Natural Municipal Atalaia, APA do Sana e passeio de barco ao Arquipélago de Sant'Anna. Cidade com vocação natural para o turismo, Macaé possui atrativos que vão do mar à montanha. São diferentes opções capazes de atender aos mais variados gostos.

Conceito A

Conhecida por suas belezas naturais, infraestrutura turística e vocação cultural, Macaé permanece na categoria mais alta do Plano Nacional de Turismo, sendo reconhecida no novo Mapa do Turismo Brasileiro como "município turístico". Este status reforça seu papel estratégico no cenário nacional, consolidando-se como um destino essencial para lazer e negócios.

Belezas

 

Macaé tem 23 quilômetros de praias, dezenas de cachoeiras na região serrana. O Parque Nacional de Jurubatiba está na lista divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, como entre os 10 parques nacionais mais visitados do país, com um aumento de 123,2% no número de visitantes de 2023 para 2024. Entre os destaques do município estão suas as praias como Cavaleiros, Pecado e Campista que permitem, além do banho de mar a realização de atividades como surf e kitesurf. Já a Lagoa de Imboassica, cartão postal da cidade, é o cenário perfeito para os amantes do stand up paddle e da canoa havaiana.

Já na região serrana, o turismo ecológico é o grande protagonista, com trilhas em meio à Mata Atlântica, paisagens de tirar o fôlego e cachoeiras famosas como as do Sana, Frade e Glicério. Nos distritos e localidades, além do contato com a natureza, é possível encontrar a oferta de atividades ligadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo.

Comentários