Por Assessoria
Na última quinta-feira (30/10), representantes do Navegando na Poesia apresentaram o projeto a moradores e representantes da sociedade civil de São Francisco do Itabapoana. A oportunidade ocorreu na abertura da segunda edição da FLISFI, a feira literária do município, realizada pela Associação de Moradores e Produtores Agrícolas da localidade de Macuco (AMPAMAC).
— Por mais que o Navegando na Poesia já atue em 43 escolas públicas de 11 municípios, um dos nossos objetivos é fazer com que o projeto impacte e se conecte com a população dessas cidades para além dos muros escolares. Por isso, é sempre gratificante quando recebemos convites para eventos literários, como ocorreu na FLISFI — afirma o comunicador Matheus Berriel.
Durante quase toda a tarde de quinta-feira, Matheus e a coordenadora pedagógica Alcimere Siqueira recepcionaram o público no estande do Navegando na Poesia, projeto realizado pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Foram expostos os dois volumes da coleção "Vamos brincar de poesia?", formada por livros com poemas feitos por estudantes das escolas contempladas. Em outros momentos, houve distribuição de produtos personalizados, como marca-páginas, lápis e copos, bem como uma mini-palestra sobre a forma de atuação do projeto.
Existente desde 2018, o Navegando na Poesia promove oficinas e eventos literários em escolas públicas de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Em São Francisco, a segunda edição do projeto (desde 2022) contempla as escolas municipais Abelino José de Souza, Aventina Maria Ferreira, Dirceu Dias da Silva, Manoel Azeredo e Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves.
A FLISFI, por sua vez, ocorreu em um salão de eventos na sede do município. Na quinta e na sexta-feira (31/10), estudantes, professores e a população em geral puderam aproveitar apresentações culturais, contação de histórias, atividades recreativas e vendas de livros a preços populares. O evento da APAMAC teve apoio da Prefeitura Municipal e do Governo Federal, no escopo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
]